Como aprender a cantar

Muitas pessoas se enganam acreditando que cantar é apenas um "dom natural". Nada disso! Cantar é uma arte, e como toda arte requer muito estudo, treino e prática para se alcançar um bom nível e se tornar um "Artista" (com "A" maiúsculo).

Dificuldade: Desafiador

1º Passo: Antes de começar a cantar, você deve aprender música. Sim, claro, não adianta nada você sair por aí cantando se você não sabe "música". Então estude, leia, aprenda algum instrumento, se familiarize com música.

2º Passo: Depois de estar familiarizado com música, você deve começar a "tocar" as músicas com sua voz. Use a voz como um instrumento musical. Faça os solos, os acompanhamentos, enfim, faça música com sua voz.


3º Passo: Não acontece de um dia para o outro, aprender música leva muito tempo, na verdade anos. Então tenha certeza de que você já é capaz de fazer música com sua voz antes de seguir em frente, ou então você certamente vai incomodar muita gente.

4º Passo: Se você já tem controle suficiente sobre sua voz para fazer "música" então você está pronto para começar a cantar. Escolha uma música que você goste e comece a praticar. Ouça bem antes de começar. Preste atenção nos detalhes, nas subidas de tom e em todas as variações.

5º Passo: Grave sua voz. Cante no microfone e grave sua voz. Você vai perceber que sua voz soa bem diferente pela gravação. Assim você poderá se aperfeiçoar.

6º Passo: Pronto. Tudo o que você tem a fazer agora é cantar e cantar muito, para que isso se torne natural em você e você possa desenvolver um estilo próprio, criar suas próprias melodias e improvisar.

149 comentários:

André Neves disse...

Boa noite

Gostei muito da sua página.
Estou esperando os próximos tutoriais.
Se tiver algo sobre impostação vocal... eu agradeço... hehe...

Grande abraço

André Neves

David Bowie disse...

Na minha opinião, pula direto p/ cantar a sua musica preferida.quem não conseguir depois de tentar algumas vezes, "vai incomodar gente..."

Acho que, quem tem dom, canta. P cantar bem tem que estudar demais, não sei se teoricamente, ou se com treino, sei lá.

E quem não tem dom meu amigo... escolhe outro instrumento. A prova maior disso é o Junior (da Sandy) que canta profissionalmente desde criança, toca muitos isntrumentos bem, principalmente batera,só trabalha com musica, tem carisma com o público, não tem vergonha ou inibição nenhuma, mas não consegue cantar nem parabéns pra você.

Bruno disse...

Po David, que vacilo cara
"E quem não tem dom meu amigo... escolhe outro instrumento..."
Eu acho que não tem nada a ver, se a pessoa quer aprender e não nasceu com o dom, dedicação e estudos vão fazer ela cantar bem de qualquer forma, isso de mudar de instrumento, foi desnecessário, mais a página está boa, pena que não temos mais atualizações sobre canto novamente...

Eduardo Fernandes disse...

Nos desculpem pela falta de atualizações. Acontece que não temos tido tempo suficiente para elaborar bons "Aprenda a fazer" para postar.
Aliás, se alguém tiver alguma sugestão não deixe de nos informar. Adoraria responder com um novo tópico. Valeu e obrigado a todos!

Anônimo disse...

Pra cantar o estudo é fundamental sim, com certeza, mas não posso ir numa loja e pedir um encordoamento de cordas vocais do fred mercury, a voz e algo exclusivo, seu timbre pode melhorar com o estudo, mas tem timbres q ja são perfeitos por natureza, é como tocar numa Fender o som dela é unico, mas ainda posso trocar a capatação, ainda não conseguem trocar as cordas vocais, abração...

Anônimo disse...

Desculpe, mas não concordo que seja assim, para cantar realmente bem é necessário aprender algumas técnicas, tais como cantar do diafragma e não da garganta, entre outras técnicas...

Anônimo disse...

Concordo que existem pessoas que possuem mais facilidade para cantar, porém, todos podemos, basta querer e estudar muuuuuuuuuito. E não basta "cantar" as músicas, primeiramente você tem que a aprender a teoria da música, musicalização e outros cursos para chegar ao canto (e quem sabe até uma faculdade...). Até aqueles como a Tarja Turunen, que já "nascem cantando", tiveram que passar por anos de estudo!!! Não dá para desistir, isso sim...

Raí disse...

Adorei a página vei....acho que cantar é prática mesmo vei...isso de falar que quem nasceu pra isso faz num cola não eu acho...até porque, isso envolve um SONHO POW, ou seja, se a pessoa quer mesmo aquilo, ela vai conseguir e pronto...se ela se esfoçar, é lógico!!...MAS TODOS OS COMENTÁRIOS FORAM PROVEITOSOS...

FALOW...VALEW!

Anônimo disse...

DO SONHO Á REALIDADE....... Gostei dos comentarios acima mencionados,so acho que para a musica seja ela qual for e so preciso saber sonhar ter coragem e ir em frente,toda a gente consegue mesmo nao tendo dom porque ha quem praticamente nao precisa trabalhar a musica,ela ja vem no sangue,ha tambem quem nao tenha ritmo,e, e mesmo muito importante te-lo no sangue porque e muito dificil trabalhar o ritmo,, mas e possivel, pois ha musicos que estao a tocar e a contar ao mesmo tempo para nao se enganerem ao acompanhar os outros... querido sonhador, amante da coisa mais importante da minha vida,(a musica), se queres aprender a cantar faz da seguinte maneira: pega num piano ou orgao e começa desde o inicio do teclado a tentar imitar o som das notas, faz nota por nota e com calma e tempo e acima de tudo paciencia,treina bem as quatro primeiras notas para começar, depois tentas fazer uma melodia com essas quatro notas e tentas sempre seguir o piano, veras que com o tempo vais habituar a tua voz a seguir as notas ou seja, vais, a bem dizer,aprender a afinar a tua voz,porque a voz e um instrumento desafinado que toda a gente tem...o controlo da respiraçao e mesmo muito importante, se tens mesmo vontade de aprender, consulta um professor de cantico so para te ensinar a controlar a respiraçao, o resto depois ja fazes, tres aulas chegam,nao precisas de pagar mais que tres aulas de cantico,sao tres aulas para a respiracao e depois basta seguir o que escrevi,ja agora quero lembrar-te que nao deves sequer pensar na quantia de dinheiro que vais gastar nessas aulas porque certamente ja gastas-te muito mais mal gasto que investir um pouco no sonho que te acompanhou,acompanha e acompanhara,,esse sonho e teu e so teu, da-lhe vida...abraço a todos os musicos e amantes da musica... victor branco (guitarrista) viseu portugal

Anônimo disse...

aff

Anônimo disse...

legal

MARCIO DE AMERICANA SP disse...

quem canta ! QUEM NÃO CANTA NÃO ADIANTA COMHEÇO PESSOAS QUE FIZERAM AULA DE CANTO ATE MELHORARAM MAIS CANTA MESMO NEGATIVO ISSO E UMA COISA QUE NASCE COM A PESSOA O RAPAZ COMENTO QUE TER QUE TER VARIOS ANOS DE ESTUDO PRA PODER CANATR BEM ATE ACHO QUE ESTA CERTO EM PARTES POREM EU FUI A UMA IGREJA E OUVI UMA MOÇA QUE TINHA MAIS OU MENOS UNS 17 ANOS ,QUE CANATVA COMO GENTE GRANDE!!!!!!!!!!QUE TEMPO ELA TEVE PARA APRENDER PERGUNTON EU? EU CATO DESDE QUE ME CONHEÇO POR GENTE DIZEM QUE CANTO BEM PODERIA SER PROFICSSONAL E CREIO Q SEJA VERDADE TENHO BOM OUVIDO!

MARCIO DE AMERICANA SP disse...

POSTEI UM COMENTARIO A POUCO QUE DIGO QUE TENHO BOM OUVIDO ; DEIXA EU EXPLICA NA VERDADE A PESSOA PRA CANTAR NAO TEM QUE TER SO VOZ E SIM BOM OUVIDO PORQUE SE VOCE SE OUVE BEM PODE CORRIGI EVENTUAIS ERROS DE TOM, RITMO E AI VAI AGORA AQUELE QUE CANTA MAL E ACHA QUE ESTA CANTANDO COMO UM TENOR ESSE E CASO PERDIDO PODE CRê !!!!!!!!! UM BRAÇO GALERA!!!!!!!!!!

fusion disse...

Gostei muito e agradeço tenho uma banda de rock e pratico pelo menos duas horas ao dia e as veses fico muito roco por falta de treinamento especifico
Se possivel me da um estudo ficaria muito grato
Um abração!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Eu achei um desastre essa pagina, entrei achando que ia aprender alguma coisa.. mais sinceramente! você que criou isso nao explica nada realmente de como aprender a cantar... eu toco violao... so ainda nao consigo cantar mto bem.. mas você como entendido de musica nao esta com nada! rsrss... perdii tempo lendo essas bobagens... isso ae tdo qualquer um jah sabeh! Ok? Estuda a coisa primeiro pra vc poder ensinar do jeito que é pra ser ensino!
By.

Anônimo disse...

Muito coerente o post...
porém há muito mais além do que isso, tem as técnicas de respiração, tem a questão do ouvido iii muita coisas ( risos ) mas com essas dicas dele aew dá pra ir longe!
abraço

Ana Carolina disse...

Eu acho que essa página explica muito bem, mas poderia explicar melhor.Vou dar-lhes um dica.Poderiam colocar um vídeo explicando todas as notas musicas, o jeito certo de cantar com suavidade e sempre antes de cantar fazer técnica de voz..Tudo isso explicado por um profissonal de canto.Só digo isso porque sou professora de canto a 11 anos..

Abraços

Ana

Euter e Rosely disse...

JUSCIMEIRA MT 27/06/09

Olá gostei muito do comentário, agora sei que não é impossível cantar, vale fazer esforços e, tudo caminha bem, GRATO

euter jesus

Danilson negão disse...

Muito bom as informações
vou tentar saber algum instrumento e
trabalhar muito bem o q diz respeito sobre o que e saber cantar

Juninho te amo disse...

POW , eu preciso de um ajuda euu nun faço nenhuma dessa coisa qe vs falou nem aula de canto nem nada mais eu ja fiiz 3 musica ee a 4 ja ta saindoo so qe minha musica ta muitoo embolada eu quero um ajudinha dee arrumar elaa ee terminaa qe nun terminei sera qe alguem pode me ajuda

MINHA MUSICA AI EM BAIXO


nao persia
ligar vou sempre te amar
nosso amor e tao real
nao e nada mal
nao vou desisteir
vou
te amar prasempri
nada vai nos se parar
vou sempre te amar
vou fazer sorrir
sorri
te dizer que
ainda sou teu
sempre vou ser seu
nos momentos
maus
no momento feliz
nao vou desisteir
vou te fazer sorrir
não vou parar
de
sonha

ME ADD NO MEU ORKUT OU NO MSN neescal@hotmail.com

Wagner disse...

Eu axo que o cara ai ensinou o basico...

Mais para aqueles que nao acreditam que alguem que é totalmente desafinado possa aprender a cantar, estou eu aqui como prova disso...
mais eu foi por um modo diferente.
Eu toco teclado, saxofone, violao, batera, musico desdos 8 anos mais nunca ninguem me ensinou musica, nunca fui a uma escola de musica, sempre li bons livros e orei mto pra Deus me ensinar.. estou com 19 hoje. E nunca soube cantar, e meu sonho era saber cantar como aqueles negao sabem>>> que nasce com a coisa no sangue.
Mais entao recorri aos estudos sim, mais pedi pra Deus que pode todas as coisas me ensinar. Hoje canto muito bem... Mais canto em Louvor ao meu Deus.

ANA PAULA disse...

GOSTEI MUINTO DAS DICAS TEM GENTE QUE FALA VC NAO SERVE PARA CANTAR FALAM QUE ELA CANTA ORRIVEU MAIS NAO SABE O POTENCIAL DA PESSOA TODO MUNDO SABE CANTAR SO PRECISA DE PRATICA TUDO E POSSIVEL BASTA LUTAR PARA CONSEGUIR O QUE VC QUER NE ENTAM GOSTEI MUINTO .

Eduardo Fernandes disse...

Sim claro! Podemos conseguir tudo aquilo que queremos, basta ter força de vontade e se esforçar. Nada é impossível.

miriam disse...

Sou amante da música.Falam q eu canto bem. Meu hobby é cantar Louvores a Deus.Fico feliz quando estou cantando nas Missas, mas gostaria d aprender a respirar nas horas certas e quem sabe um dia eu aprenda a vibrar(não sei qual a definição d tremer a voz).

Alice disse...

a definiçaõ de fazer vibrar a voz é o vibratto!

Thielly disse...

Boa tarde..

sou 1 garota de 13 anos..
Eu canto bem...quando estou cantando com a cantora minha vos chega a ficar identica quando eu canto com alguma cantora conhecida..

minha vos é fina e quando eu canto alguma musica da Ashley Tisdaleminha vos é identiica a dela...mas quando eu canto em karaoke custuma ficar um pouquinho diferente...

obrigada pelas dicas vou treinar mais,bjoos Thielly

AliciaCatarina! ;) disse...

Oi gente
Eu preciso aprender a cantar bem, (ou mais ou menos, que já tá bom :) )até o dia 6/10
Seja o que Deus quiser :)

Anônimo disse...

Você poderia ter aprofundado um pouco mais...Tipo colocando mais dicas.As quatro foram falando o que fazer! Mas valeu a intençao!!1

ana e rita disse...

eu canto bem porque ja tive num concurso e o juri era famoso:rita pereira,andre sardet,jose cid e tony carreira....fiquei em 1º.

Anônimo disse...

Isso foi extremamente Idiotaaaaa(com "I" maiusculooo
credoooooooo

Rafa_1327 disse...

Isso é rídiculo vc não entende nada de música quem te disse que para aprender a cantar leva anos.?Nossa que besteira.

Rafa_1327 disse...

Isso é rídiculo vc não entende nada de música quem te disse que para aprender a cantar leva anos.?Nossa que besteira.

Eduardo Fernandes disse...

Bom, independente de opiniões de leigos que pensam que entendem de alguma coisa. Qualquer músico de verdade sabe que se leva anos para aprender música de verdade, independente do instrumento que se quer tocar, mesmo que seja a voz.

Kadu Rivera disse...

Tipo, gostei muito, mais fiquei decepcionado com a parte de se familiarizar com a música, pois eu já tentei fazer instrumentos, e não gostei muito, sabe, não deu muito certo. Mais meu interesse por canto é muito grande, e meu sonho é um dia estar no palco cantando com a voz bonita. Então, não acho que precisamos saber algum instrumento, mais fazer aula de coral, ou algo assim. Alguém pode me dar alguma dica?

AmandhaPipoka disse...

' Se tiver o 'dom' e voce aperfeiçoa-lo, ótimo. E se não tiver o 'dom', mas a vontade de cantar bem, não custa nada fazer uma aula para cantar bem. Isso vai de cada pessoa, umas fazem aula e, realmente não cantam bem MESMO, outras, já cantam bem. Então, se voce nasceu com o 'dom' GLÓRIA A DEUS, caso não, busque o seu objetivo na música .

O que eu faço para dividir a minha respiração na hora em que estou cantando? (Pois estou perdendo muito o meu fôlego,e quando o tom já aumenta, fico cansada.

PARABÉNS, ADOREI OS PASSOS A PASSOS DE COMO CANTAR BEM .

Anônimo disse...

Manu uma dica para um post é "aprenda fazer musica" ow "aprenda inglês"
;D
flw
a e fiko mt loko esse post seu ;D
flw

Anônimo disse...

meu eu ja pensei em virar cantor mais to com medo de naum dar certo
eu quero sequir o ritmo do bonde da strona

Anônimo disse...

Cantar faz parte da própria personalidade da pessoa. Não basta ter boa intenção. Ela precisa nascer com a capacidade e ser musical por natureza.

Anônimo disse...

pra ser sincero, muitos desses comentarios nao da pra ser aproveitado, ninguem vai sair cantando que nem um vocalista da rosa de saron, tem que ter treino e muito mesmo, e treino em um curso que vc possa estar visualizando e movendo a si mesmo. nada de ler, e principalmente teremmos que ter bastanty ouvido, isso eu concordo.

Mayara♥ disse...

Olha creio que cantar bem todos podem
mais ser cantor é diferente, tende ter dom ...
gostei muito da pag ajudou mesmo Obrigada ♥

Anônimo disse...

Bem vou falar a minha experiência. Desde pequena dublava cantores, estudei piano, arranhava violão. Mas nunca senti segurança pra soltar a voz, por isso desafinava e saia esganiçada. Me formei em teatro, e fui cantar em um coral. E mesmo assim, apesar de uma técnica pronta, ainda achava q não cantava bem. Treinando todos os dias, descubrindo a voz, experimentando com um professor de canto, da noite para o dia descobri o vibrato e a parti de então vi o que é soltar a voz, que tem a ver com a dicção, respiração e sobretudo ficar relaxada e acionar muscultatura por consequencia da expressão. Pois bem. Da noite para o dia, um clique fez com que descobrisse que sempre fui cantora, que todo estudo musical estava lá guardado. Como a voz é intimimente ligada a emoção, podemos prende-la com atimidez. Mas sobretudo, vencer a timidez de nos escutarmos antes de mostrar para os outro. È isso. Cantar não se ensina e não se parende, se REVELA. Talvez um dia o Junior perceba isso e decubra a própria voz....

Anônimo disse...

Eu gostava muito de saber como se deve fazer para não ter nervos a cantar. Eu ando em aulas de canto e acho que canto bem, sei acompanhar bem as músicas, sou afinada.. mas tenho sempre uma nota mais ou menos fraca, tudo por causa dos nervos. Em casa eu canto e como sempre gravo a minha voz, gosto de me ouvir cantar, mas nas aulas não é a mesma coisa. Se me poderem ajudar, eu agradeço.

Anônimo disse...

gostei muito da página, das dicas, mais enfim, eu faço aula de música a bastante tempo, e não acho que pra aprender a cantar a pessoa tenha que aprender música. Se a pessoa está decidida a querer cantar, com muita vontade mesmo, ela vai se sair bem sem ter que necessitar de anos com o aprendizado da música etc etc . E não tem nada disso de ter ''O Dom'' pra cantar. Se a pessoa quer e gosta, ela consegue u.u

Annynha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Henrique e Leonardo disse...

[b][i]Cara, gostei do seu modo de pensar. Eu creio que se tivessem mais pessoas como vc na net, muita gente não se desmotivaria de cantar por comentarios de pessoas que não entendem nada de musica e sempre tem um ponto negativo quanto ao assunto...Parabêns

Renata disse...

Visitem meu blog:http://mypokerface.teenbloguer.com/index.htm

Vale a pena conferir
música,novidades,curosidades,fotos,moda,paquera e muito mais.

Lays LaurAA disse...

Huuummm... Cantar soltar a voz eu sei...
estou querendo AFinaaa quandoo Puxaa um tomm mais altoo...
mas sua exP. é legalll

visite meu blog vai encontrar
umas composições legall

Anônimo disse...

LEGAL VAI ME AJUDAR MUITO VALEU.É CLARO QUE JÁ DOMINEI VARIOS PASSOS MAIS VOUSEGUIR EM FRENTE.

Anderson Cardoso disse...

Boa tarde!!!

Boas dicas, gostei muito da leitura, pois tem uma escrita clara e fácil de compreender.
Agora vou seguir essas orinetações e ver no que vai dar, afinal! tentar não custa nada.

Abraços....

Anderson Cardoso

Anônimo disse...

gostei da sua explicação , agora estou mais segura,acho que tem muito cantor profissional que deveria seguir essas dicas antes de se expor.

Anônimo disse...

tenho aulas de canto no conservatorio e cada vez ando a evuluir mais! Ja cantei com a rita guerra e a minha voz se indentificou com a dela! Obrigado pelos conselhos (:

Anônimo disse...

boas dicas!

Aline Tavares disse...

Gostei do post e tenho muita vontade de aprender a cantar, inclusive já me inscrevi para o Conservatório da minha cidade.....

Aline

Anônimo disse...

olha cara vc e eselente no que fas continui asin apraso

Anônimo disse...

CADê AS DICAS?E ESSE LANÇE QUE DEMORA ANOS DESANIMA QUALQUER UM.CONHEÇO PESSOAS QUE CANTAVAM PÉSSIMAMENTE NA IGREJA, MAS QUE DEUS DEU O DOM DE UM DIA PARA O OUTRO E NINGUEM ENTENDEU NADA E HOJE ELA CANTA IGUAL UMA CANTORA PROFISSIONAL

Anônimo disse...

cantar em si é um dom , também é uma arte. Com esforço tudo se consegue essa é a verdade, mas muitos com treino não chegam lá, ou seja a quem nasceu mesmo para a múscica, outros nem tanto!! Mas praticando bastante é provável haver bons resultados, contudo isto não digo ser perfeito, saber cantar é afinar, tanto nos graves como nos baixos.. Não é fácil, e não é do dia para a noite, é preciso treino e vontade própria.

Renan Mesquita de aguiar disse...

Só Queria Deixar akiie.... Deus Não Escolhe os capacitados... Capacita os escolhidos.... Acho q se trabalharmos bem, Deus Verá o nosso esforço, E Nos Dará... Pois Nd É Tão facil de se conseguir...
Por Isso Pessoal Q Quer Aprender a cantar... Nunca Desistam, Essas Pessoas q falam q vooc naum pode cantar... Estão Erradas!!! Nd é Impossivel pra DEUS!!!

david sergio disse...

sim ja aprendi a cantar se vc saber de alguma gravadora me da um toq.
meu e-mail é:davidsergio2010@bol.com.br

Anônimo disse...

tem dicas de como aquecer a voz?

jeferson disse...

poie é vamos viver avida de huma tal maneira que niguem tome elas

Anônimo disse...

cara muito interessante mais nao consigo tocar instrumento nenhum so toco pandeiro e algumas musicas no teclado tive que parar com a aula

Anônimo disse...

Todos nós sabemos que cantar é algo difícil, mas qualquer pessoa é fisiologica e psicologicamente capaz de cantar!! tudo é questão de gostar querer e treinar muito. O timbre é algo mudavel! Nem tanto assim , mas com o tempo o timbre muda, e se a pessoa não desistir, ela torna sua voz mais agradavel, nem q seja só no canto. Mas em questão tonal e de intensidade, todos em média, 2 anos ja conseguem bons resultados, se forem empenhados. O nosso subconsciente entende os desejos do consciente e tenta realizalos. Como acha que suas feridas se fecham sem mesmo vc estar prestando atenção nelas? seu corpo é vivo e se adapta ao seu estilo de vida. Pq muitas pessoas são corcundas? pq estão acostumadas a ficar numa certa posição todos os dias. Resumindo cantar é questão de costume, siguam o as dicas lá de cima, qualquer um pode cantar se quiser, nem que leve uns 5 anos, mas que no final vai cantar.. haa isso vai!!
Obrigado e sejam pacientes.

Thiago disse...

eu tenho uma voz,ate legal pra cantar mais,so nao consigo fazer aquele negocio tipo

mi disse...

Olá pessoal, eu canto mas meu problema é minhas composições, estou arriscando algumas coisinhas, mas fico insegura, se alguem quiser me ajudar e dizer sinceramente o que achou desse verso que tem haver com minha vida, por favor não se acanhe hehehe

Digo que é sorte,
quantas vezes for preciso
mesmo vivendo distante
creio que foi o destino
você é do sul, eu sou do norte
Não consigo imaginar
E agora que esta comigo você não
Vai poder escapar

Fica comigo
É isso que eu digo
Sempre que você está partindo
Não fique perdido
Você ta fingindo
O tempo virou nosso inimigo

e quando você voltar pra casa vai,
pensar no que deixou pra trás
não há lugar no mundo que eu possa
existir se não for com você

Dannilo Souza disse...

Ola!! Algumas pessoas nao todas elas tem uma facilidade pra cantar e outras nao, mas si aquela pessoa mas facilidade nao quer dizer que por isso nao precise de estudos. Amelhor coisa a fazer logo que você ver que gosta de música é estudar, fazer aula de canto e tecnica vocal ai sim pepois disso você vai perceber si você nasceu ou nao para cantar. Eu mesmo canto mas ainda falta acordar o que estar adormecido e para isso aulas de canto, e muito estudo. Vcs devem acistir raul gil entao dodos aqueles jovens eles tem mas facilidade para aprender e aulas de canto, postura da voz essas coisas.

Anônimo disse...

Lol

Anônimo disse...

Hum, a sua página é super legal, mas não deu certo comigo... não consigo fazer minha voz de instrumento, então complica tudo. Dê algumas amostras para entendermos o que é fazer a sua voz de instrumento!

mila patty disse...

quero muito ser cantora country pop,poque amo cantar e acho que essas dicas me ajudaram

banda disse...

Olá eu gostei muito dessas dicas agora eu vou ser uma grande cantora



Grade abraço

bjossssssss♥

nandinho disse...

AMEI ESTA PÁGINA ME AJUDOU MUITO

♪♥MóONáah♥♪ disse...

oiiii....
gostei das dicas
valeu me ajudaram bastante
agora sim posso dizer que eu canto
entra no meu site e veja meus videos cantando
sarahsalles.com

Anônimo disse...

legal gostei bem melhor#


beijos!!!

Coisinhas da beta e jusin disse...

bem eu amei as dicas assim eu vou poder cantar melhor , por que meu sonho é virar uma cantora igual o justin...
Obrigada pelas suas dicas agora eu vou praticar sempre no microfone no karaoke e outras coisas obrigada

Coisinhas da beta e jusin disse...

eu gostei muito da sua pagina e suas dicas assim eu ou poder praticar sempre no karaoke no microfone e outras coisas.
essas dicas sao maravilhosas assim eu vou poder realizar meu sonho de ser cantora

raffaelaesposito disse...

Boa tarde

Tenho 6 anos,adoro cantar e gostaria de dizer que amei suas dicas.

Obrigado!!

Renato S. Oliveira disse...

Olá, gostei muito do texto!
Estou aguardando os próximos tutoriais, tenho alguns também em meu blog, aceita parceria de banner? Vou deixa meu endereço, caso aceite me manda um comentário no meu blog bloguedorenato.blogspot.com que irei adicionar seu banner, tentei te seguir mais não estou conseguindo, depois tento denovo, até mais!

Anderson santos disse...

Olhem, pelo que entendo de música quem nasce com um dom para determinada tarefa já é um passo a frente de outros, porém acredito que qualquer esforço supera o talento natural. Querem provas? Eu! desde pequeno gosto de música, porém eu era a própria desafinação em pessoa, a ponto de pedirem que eu calasse a boca várias e várias vezes. Mas eu dei um basta nisso! Entrei para o coral da igreja, e me esforcei, ouvi e ouvi e ouvi... a música várias vezes. Hoje estou aqui, com uma voz que quando canto já ouvi dizerem que é como se eu colocasse veludo no ouvido das pessoas. Claro que não sou nem um expert até porque tenho apenas 16 anos e tenho muito que aprender. Se vocês querem cantar estudem! e mostrem a todos que o esforço supera qualquer tipo de talento natural, abraços.

oi disse...

oi vc me ajudou muito agoa sou famosa sou paula fernandes

Filipe Mendes disse...

olha a todos que diseram mal deste blog e quem nao disse mal eu aprendi a cantar bem neste blog e fiquem sabendo que eu agora a pouco fiz um casting e passei graças a este blog mas claro quem aprende com o blog tem de tar sempre a cantar para treinar a voz. obrida por lerem o meu cumentario

Filipe Mendes disse...

olha a todos que diseram mal deste blog e quem nao disse mal eu aprendi a cantar bem neste blog e fiquem sabendo que eu agora a pouco fiz um casting e passei graças a este blog mas claro quem aprende com o blog tem de tar sempre a cantar para treinar a voz. obrida por lerem o meu cumentario

LUANA disse...

OIE TD BEM EU CANTO TENHO UMA BANDA MAIS TEM UMA MENINA AKI K TA CMECANDU CMU EU POSSO AJUDA ELA?

Unknown disse...

EU KERIA APRENDER A CANTA COM AS SUBIDAS AS DECIDAS E NISSO EU TENHO DIFICULDADE

sagui disse...

Essa foi a pagina mais INUTIL que já entrei na minha vida, Verdadeiramente mais inutil que site porno ou blog com piadas. Nunca na minha vida toda, mais de trinta anos, eu vi algo tão sem utilidade, banal, sem sal e supostamente serio.
Eu jamais pensei que ia postar um comentário mesmo que fosse para dizer algo bom, quanto mais pra falar mal, mas realmente esse post venceu todas as barreiras da minha paciencia.

Porque você perdeu três minutos da sua vida escrevendo tal INUTILIDADE ??? Me explica, você pensou mesmo que isso serve pra ensinar alguma coisa a alguem??? se sim além de inutil, você foi arrogante!

Anônimo disse...

eu naum canto " bem bem " assim, mais desde pequeno eu já tenho mt enteresse em cantar....

Anônimo disse...

ñ sei se minha voz é boa mas meu maior sonho é cantar eu farei tudo pra cantar tudo mesmo

Anônimo disse...

hum...precisei so de um mes!

Anônimo disse...

olá tudo bem gortei mt desse blog me ajudou muitoooooo mesmo gostaria que se vc puder colocar sobre o aquecimento vocal eu vou gostar mt então obrigado e tambem aquele negocios de girar o ombro a cabeça,mecher a boca e etc

Cantar Bem disse...

Muito bom, também conheço um blog de e esina como Cantar Bem


acessem http://cantarbem.com

Bruna Carolina dos disse...

Mto legal essas dicas, agora todos da minha escola me elogiam só por causa da minha voz.Já compuz 3 músicas!!!


Agradeço.

Ozzy Wolfgang disse...

Valewwww pela ajuda abrços......

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Sou apenas o Luan Santana! :D Deu certo. Fiquei algum tempo praticando alias ate hj eu pratico obrigado!

Anônimo disse...

bom sou criança fiz testes na escola para canto solo faço coral fiz meu prof ainda nao deu o resultado bom la fiquei um pouco inibida minha mae disse que canto melhor no chuveiro solteiiiiiiiiiiiiii mesmo a voz cantando titanique no chuveiro estou fazendo o teste esta ocorrendo tudo bem obrigado mando comentario depois do teste

Anônimo disse...

bom sou criança fiz testes na escola para canto solo faço coral fiz meu prof ainda nao deu o resultado bom la fiquei um pouco inibida minha mae disse que canto melhor no chuveiro solteiiiiiiiiiiiiii mesmo a voz cantando titanique no chuveiro estou fazendo o teste esta ocorrendo tudo bem obrigado mando comentario depois do teste

marynna disse...

eduardo eu adorei seu tutorial e queria dar uma opinião :
voces podiam fazer um tutorial sobre "como saber no que quer trabalhar" eu mesmo estou com muitas dúvidas

obrigado

Eduardo Fernandes disse...

Valeu a dica Marynna. Vou preparar um sim! Abraços.

Antonio disse...

Adorei as dicas, é pra que as pessoas passem a acreditar mais nelas mesmas.

Anônimo disse...

Gente eu queria saber muuuito mesmo aquela tecnica que faz a voz tremer não é vibrato ééé... por exeplo DRÓÓÓÓ! a nota é Dó só que o r sai no meio um exemplo disso é a Beyonce ela sempre faz isso nas músicas delas! eu quero saber muito muito mesmo quem poder me ajudar eu vou ficar muito grato e tbm queria saber se isso é uma tecnica exclusiva feminina. VLW!

Luanna Lopes disse...

Muito bom,porém,eu não sei tocar nenhum instrumento e também quero cantar!

Anônimo disse...

gostei das dicas,sucesso para voce,que tem seu sonho,esforce por ele voce merece.ass;pe

Nathália do Amaral a miss Mirim World disse...

Olá,

Adorei suas dicas,gostei muito da sua página . . .

Abraçoo Maria Clara

Emily Corrêa disse...

Olá! achei seu blog muito bom e quero me revelar para a sociedade, mas não tenho coragem! estou ensaiando a música Someone Like You da Adele mais não tenho coragem de cantar pra alguém que nao é meu "chegado"
Sei que esta postagem é velha mais espero que ainda me ouça e atenda o meu pedido: gostaria que postasse métodos de como ter coragem para cantar em pulblico.
Agradeço desde já!
Beijos...

Anônimo disse...

amei as suas dicas mas como é isso de fazer musica com a minha voz? é pra tipo cantarolar a musica ou tentar imitar instrumentos musicais?? bjo

Anônimo disse...

vou comecar vamos ver no que vai dar hehehe

Sáah_Belieber disse...

Gostei muito de suas palavras, você tem toda razão irei seguir seus conselhos! Quero muito ser cantora, amo ter fãs quero fazer o melhor por eles , sou simpática decoro musicas em um ou dois dias,sei dançar, sei fazer quase todos os passos que o meu idolo sabe Justin Bieber, Se poderem me ajudar! Agradeço!
kisses!

Anônimo disse...

adorei,ainda nao sei cantar,mas acordei para a vida...e descobri que gostaria mto de cantar.com essas dicas maravilhosas e o caraoke acredito posso animar festas de familha,sem ser irritante.valeu mesmo....

Anônimo disse...

sim pelo menos sei por onde começar.gostaria de receber alguns exercicios vocais...

Anônimo disse...

sim pelo menos sei por onde começar.gostaria de receber alguns exercicios vocais...

Anônimo disse...

sim pelo menos sei por onde começar.gostaria de receber alguns exercicios vocais...

andressa disse...

andressa kelly boa tarde gostei muito e estou começando a praticar mais eu espero que de certo...thau

andressa disse...

oi

Anônimo disse...

ANTES CANTAVA NO BANHEIRO MICHEL TELÓ HALL HALL YIS THIS QUARE QUILB HALL ISTA GETIU MAS AGORA SEI MUITO BEM VOU TENTAR OBRIGADO

Noticias, Novelas, Piadas etc; disse...

Esse site é especificadamente o que eu queria, eu só queria saber mais dicas.

Carla Menina disse...

achei isso uma besteira! so fiz aula de canto por um ano, nunca aprendi a tocar violao e mesmo assim todos dizem que tenho dom pra cantar!concordo que ninguem nasce sabendo cantar! tem q ter paixao e saber onde vai começar sua carreira! logico q se voce nao tem talento e nao consegue aprender, vc tem duas opçoes: continuar tentando ou desistir! simples! essa foi a minha dica! bjos!

Anônimo disse...

eusei cantar musicas que usa violão mas pagode eu sou um droga me ajude

Anônimo disse...

oi
voces não vão me ajudar não
adriana

diogodmax disse...

Pessoal comecei a fazer aula faz 2 meses e notei uma diferença enorme, fiz teclado durante 3 anos e comecei a gostar de cantar faz 2 anos dai comecei a escutar minhas musicas fovaritas e tentava canta - las uma delas era whitney houston I HAVE NOTHING não conseguia nem chegar na parte " NOWHERE TO HIDE" praticando todo dia os exercicios de afinação dpeois desses dois meses infelizmente whitney nos deixou e com isso decide tentar e consegui cantar
alcançar as notas (as altas com certa dificuldade) mas imagina se com 2 meses fiz isso daqui a quatro anos) me aguardem!!! espero ver vcs no meu show

diogodmax disse...

Pessoal comecei a fazer aula faz 2 meses e notei uma diferença enorme, fiz teclado durante 3 anos e comecei a gostar de cantar faz 2 anos dai comecei a escutar minhas musicas fovaritas e tentava canta - las uma delas era whitney houston I HAVE NOTHING não conseguia nem chegar na parte " NOWHERE TO HIDE" praticando todo dia os exercicios de afinação dpeois desses dois meses infelizmente whitney nos deixou e com isso decide tentar e consegui cantar
alcançar as notas (as altas com certa dificuldade) mas imagina se com 2 meses fiz isso daqui a quatro anos) me aguardem!!! espero ver vcs no meu show

Anônimo disse...

Pessoal comecei a fazer aula faz 2 meses e notei uma diferença enorme, fiz teclado durante 3 anos e comecei a gostar de cantar faz 2 anos dai comecei a escutar minhas musicas fovaritas e tentava canta - las uma delas era whitney houston I HAVE NOTHING não conseguia nem chegar na parte " NOWHERE TO HIDE" praticando todo dia os exercicios de afinação dpeois desses dois meses infelizmente whitney nos deixou e com isso decide tentar e consegui cantar
alcançar as notas (as altas com certa dificuldade) mas imagina se com 2 meses fiz isso daqui a quatro anos) me aguardem!!! espero ver vcs no meu show

jamylle disse...

oi eu apredin canta com vc agora eu ser que poder canta com a voz nomal
obrigado

Anônimo disse...

não parece que vc acha que eu so a pessoa que canta mais ruim

lethycia sthefany disse...

cara maneiro,eu já sei cantar(suas dicas ajudaram)e agora só falta o resto da banda!quem tiver interresado quero qe entrem em contato galera msn:lethycia_zikadobaile@hotmail.com e larissa-lethycia-mamy@hotmail.com valeu!!

Anônimo disse...

Muito boa as dicas .
Percebi que muitos de vcs não precisa apenas de aulas de músicas , contratem um professor de português tbm ;*

Anônimo disse...

O briga por me ensina a como cantar

Anônimo disse...

O briga por me ensina a como cantar

Anônimo disse...

O briga por me ensina a como cantar

Anônimo disse...

Cara vc não sabe de nada, quer dizer então que se alguém não tiver dom, não adianta tentar, destruídor de sonhos eu defino vc, seu comentário é um lixo..


..

Anônimo disse...

obrigado isso me ajudou muito

Marcus Vinicius disse...

Gostei bastante da dica.... eu ja toco violao porem tenho dificuldade de entrar no tom .... amo cantar ...

mmendes009@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Eu adorei,quando canto sinto uma emoção que não consigo explicar em poucas palavra.Ao cantar brinco com minha voz faço subidas e descidas e passa tudo o que sinto em minha voz o que é importante pra se torna um bom artista.Eu adorei parabéns aos produtores dessa página.

Gerson Noronha disse...

Pode ter certeza de uma coisa! Temos que cantar para o coração e não para o bolso!

justin bieber disse...

Justin biebe

justin bieber disse...

Biurifu iam sorry

djony laelson disse...

Esse blogger é muito legal me ajudou bastante...

Anônimo disse...

As dicas são boas d mais, podem por mas dicas?

Anônimo disse...

não sei se vai funcionar comigo. pois não sou paciente para esperar anos e anos alguma coisa...... então eu cheguei a uma coclusão de que não vou mais querer a prender a cantar vlw pelas dicas

Anônimo disse...

SOU SOMENTE UM GAROTO,DE 12 ANOS...MTOS DIZEM Q MINHA OZ E MUITO BOA DIZEM QUE SOU BEM AFINADO EU NÃO SEI DIZER...MAS TAMBÉM TEM GNTE Q TEM INVEJA DA MINHA VOZ E COMEÇAM A ME CRITICAR FALANDO Q MINHA VOZ E HORRÍVEL IGUAL APUTA DA MINHA AMIGA ''MILENA FARIA SOLI NOGUEIRA'' ELA ACHA Q E BOBEIRA EU SER CANTOR POIS MINHA VOZ E HORRIVEL TO NEM A MUTAS PESSOAS ADORAM MINHA VOZ...TENHO UM SONHO SER CANTOR

Anônimo disse...

eu amei agora eu vou poder aprender a cantar a musica da taylor swift e cantar ela igualzinho a taylor

Anônimo disse...

esta muito interessante, parabens acho que sao otimas dicas e eu vou segui-las.
porque realmente eu gosto de cantar mas nao canto muito bem, mas estas dicas ajudaram imenso!!!!!

Jaini Bieber disse...

Eu concordo plenamente! E acho tambem que nao existe "Dom Natural" eu acredito que possa ser que algumas pessoas já tenham a voz preparada e afinada, mais nao quer dizer que é um um dom! Acho que com os estudos, os preparos, as dietas, a alimentação e tudo o que pede para ter uma voz linda, agradável e saudável ... E o mais importante "Aula de canto" co u profissional leva você a ser um Otimo cantor, de preferência famoso hahaha
amo música, eu sonho em ser cantora desde a infância, acho a minha voz "Bonitinha" por isso preciso adapta-la para poder dizer que, a minha voz é "Linda" rsrs
É um dos meus maiores sonhos... Eu peço a Deus sempre para realizar os meus sonhos e eu acredito que eu vou conseguir! Pode até demorar... mais eu vou conseguir ;) Deixo aqui a minha determinação, força de vontade e fé. Para que vcs possam se inspirar :) Obg. BJs

Anônimo disse...

gostaria muito de aprender a cantar musica romantica eu canto bem pouquinho estou tentado aprender mas nao consigo tocar dioreito o violçao que gnahewie do meu espooso...

Anônimo disse...

gostaria muito de aprender a cantar musica romantica eu canto bem pouquinho estou tentado aprender mas nao consigo tocar dioreito o violçao que gnahewie do meu espooso...

Anônimo disse...

gostaria muito de aprender a cantar musica romantica eu canto bem pouquinho estou tentado aprender mas nao consigo tocar dioreito o violçao que gnahewie do meu espooso...

Anônimo disse...

gostaria muito de aprender a cantar musica romantica eu canto bem pouquinho estou tentado aprender mas nao consigo tocar dioreito o violçao que gnahewie do meu espooso...

Anônimo disse...

David, o que vc entende sobre isso? Vc dizer que quem não possui dom no canto não conseguirá cantar de jeito nenhum já mostra que vc não sabe de nada. Uma pessoa pode sim tornar-se boa no canto se ela dá o máximo de si. Sua opinião não faz menor sentido, da próxima vez guarde pra vc, ok?

Eduardo Fernandes disse...

Certamente, alguns nascem com mais ou menos facilidade, mas o certo é que praticamente qualquer pessoa pode sim aprender a cantar.

Rebeca Uchôa disse...

Obrigada pelas dicas! adorei bastante, eu adoro cantar, e tenho voz para isso, só preciso treinar um pouquinho mais...
Eu creio que cantar não é só pra quem tem dom. Qualquer um pode cantar fazendo aulas e treinando. Criamos nosso próprio dom. O importante é você gostar.

Anônimo disse...

Achei você um grande idiota que não deve nem saber cantar, a princípio, para saber cantar tem q acreditar e pelo q estou vendo sua fé nem existe !

Eduardo Fernandes disse...

Então fique com sua "fé" acreditando que está cantando bem e seja feliz, querido anônimo! Só não estranhe se ninguém mais estiver feliz ouvindo você cantar.

Anônimo disse...

Eu faço aula de canto a pouco tempo, uns 2 meses, toco piano e violão a mais de 2 anos , antes da minha primeira aula de canto, meu professor (o mesmo de piano) disse que ia ver como era minha voz, fez um vocalize , eu sempre fui bom de ouvido, até antes de fazer aula, tirava músicas de ouvido
Eu consigui afinar minha voz com o tom do piano, ele pode trocar o tom da música que eu consigo afinar de primeira, so que minha voz nao é uma voz limpa, sai no tom certo, so que nao com uma voz bonita, meu sonho é cantar, não quero ser famoso, mas saber cantar, eu amo a música, tenho 14 anos, será que minha voz vai ficar melhor com tempo?